O Município da Ponta do Sol inaugurou hoje a Casa de Colmo da Torre, uma das poucas casas desta natureza ainda existentes no concelho.
Este novo polo de atração localizado junto à Estrada Regional 222, na freguesia dos Canhas, estará aberto ao público das 09:30 às 16:30, com pausa para o almoço entre as 12:30 e as 13:30, todos os dias de segunda-feira a sexta-feira.
Nas palavras da Presidente da Câmara da Ponta do Sol, Célia Pessegueiro, "esta é um bom exemplo da aposta clara na política de valorização do património local, na transmissão e preservação dessa memória cultural coletiva, do ‘saber-fazer’ tradicional, para que esse conhecimento se mantenha vivo e integrado no nosso património cultural imaterial. Neste caso específico deu-se a feliz coincidência de esse ser também o desejo da anterior proprietária, a quem aproveito para agradecer, publicamente, por durante todo o processo ter investido as suas memórias afetivas e pela doação generosa de boa parte do espólio originário desta casa e que agora é disponibilizado para benefício de toda a população.
O espaço funcionará como um verdadeiro museu-vivo onde, para além de se poder visitar uma casa típica do século XIX, com algum do seu mobiliário e decoração originais, decorrerão ações de formação e mostras vivas de atividades tradicionais tais como o bordado, a tecelagem ou a produção de calçado, segundo os métodos e padrões comuns na época deste tipo de habitações.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui