A Câmara Municipal da Ponta do Sol tem no serviços municipais prestados à população, as atividades de saneamento e gestão dos resíduos sólidos, estando as mesmas associadas ao pelouro do Ambiente, e prevista na Lei das Finanças Locais – LFL (Lei n.º 2/2007, de 15 de janeiro), que destaca que os serviços prestados e os bens fornecidos pela gestão direta das unidades orgânicas devem respeitar às atividades de exploração de sistemas municipais de:

  • abastecimento público de água;
  • saneamento de águas residuais;
  • gestão de resíduos sólidos;
  • transportes coletivos de pessoas e mercadorias;
  • distribuição de energia em baixa tensão.

Sendo uma das principais áreas de atuação municipal e tendo por base a modernização administrativa e informativa prevista para o o setor do saneamento e gestão dos resíduos sólidos para o quadriénio de 2017-2021, foi criado um espaço informativo especificamente dedicado ao Ambiente do Munícipio da Ponta do Sol, de forma a agilizar processos e proporcionar novas acessibilidades para os consumidores particulares e coletivos, bem como modernizar os serviços públicos de gestão autárquica.

Brevemente, poderá encontrar no Portal Municipal - Água & Ambiente, os seguintes assuntos:

SANEAMENTO
Contratos de contador de Saneamento básico
Consultar tarifário e regulamento
Comunicar avarias
Recolha de águas residuais
Descargas de águas residuais
RESÍDUOS SÓLIDOS
Contratos de Resíduos Sólidos
Consultar tarifário e regulamento
Comunicar avarias
Recolha de objetos volumosos
Recolha de resíduos verdes
Solicitar ecopontos

Notícias Relacionadas

11 Out. 2018

Limpeza de terrenos da EB1/PE

No âmbito do apoio aos trabalhos de limpeza e manutenção dos espaços, a Câmara Municipal da Ponta do Sol informa que procedeu à limpeza de terrenos da EB1/PE da Ponta do Sol.

Depois de vários anos de solicitações, a limpeza de terrenos da EB1/PE da Ponta do Sol foi finalmente uma realidade, sendo atualmente um espaço mais capaz em termos de segurança, pois corresponde a uma área prioritária com carência de in...

6 Set. 2018

EcoSUN Team de voluntários - Festas Ponta do Sol 2018

No decorrer das festas do Concelho, e por sugestão de munícipes, o Município da Ponta do Sol contará com uma EcoSUN Team de voluntários.

A EcoSUN Team de voluntários, colaborará na recolha de resíduos e limpeza dos espaços públicos, no decorrer das festas do Concelho, neste próximo fim de semana, nas noites de 7 e 8 de Setembro.

A iniciativa tem como premissa o compromisso mínimo de um turno por noite.

Os voluntários que se inscrever...

12 Jun. 2018

Avaria carros de recolha de resíduos sólidos

Informamos que hoje não houve a normal recolha de lixo em algumas zonas do Concelho, uma vez que as duas viaturas pequenas avariaram.

Amanhã procuraremos regularizar a situação com uma viatura gentilmente cedida pela Câmara Municipal do Funchal.

Agradecemos desde já a maior compreensão possível da parte dos munícipes, empresas e visitantes assim como solicitamos que a produção de resíduos seja o mais controlada possível.

Tentaremos procede...

26 Mar. 2018

Dia da Árvore

A Câmara Municipal da Ponta do Sol juntou-se ao Dia da Árvore.

A natureza agradeceu...

2 Mar. 2018

Limpezas do Temporal

As Limpezas continuam...

Obrigado aos Funcionários do Nosso Município, aos nossos munícipes, aos voluntários da Região Autónoma da Madeira bem comos a intervenção de todas as instituições públicas de interveção.

30 Nov. 2017

Saneamento Básico nas Zonas Altas

O Município da Ponta do Sol pretende o alargamento da rede de saneamento básico no sítio do Pomar D. João no Monte da Ponta do Sol.

Grande parte das Zonas Altas do concelho da Ponta do Sol não teve qualquer tipo de intervenção de saneamento básico até à data, situação essa que o executivo atual pretende alterar assim que dispor de condições financeiras e humanas para o efeito, sendo esta uma prioridade para o mandato de 2017-2021.

Pretende ainda o...

1 Nov. 2017

Ponta do Sol - Ambiente e Concelho mais limpo da Região

A área do Ambiente é um dos departamentos primordiais para o novo executivo.

Tornar o concelho da Ponta de Sol numa referência regional em termos ambientais é um dos objetivos do executivo para o mandato de 2017-2021.

Os recursos logísticos e financeiros da Câmara Municipal não permitem que, no imediato, esse objetivo possa ser alcançado, sendo certo que serão desenvolvidos todos os esforços para que no curto/médio prazo Ponta do Sol seja o Concelh...