A Câmara Municipal da Ponta do Sol pretende para o quadriénio de 2017-2021, tornar as freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar, como exemplos concelhios que primam pela limpeza urbana e pela consciência e sentido ambiental da população local e visitante.

O desafio é grande uma vez que a Câmara Municipal não dispõe (ainda) de equipamentos que permitem ir ao encontro no imediato, das pretensões previstas para o pelouro do Ambiente, pretensões essas que correspondem a premissas essenciais para a qualidade de vida da população local e residente.

As ações a desenvolver passam pela criação de um plano de trabalho conjunto com a população local, instituições, empresas e visitantes, de forma a que todos tenham a consciência pública de sustentabilidade do território.

Os objetivos são conhecidos e conjuntamente pretendemos que sejam sobejamente alcançados.

Por ser um dos serviços centrais da gestão autárquica, será criada uma área central especificamente dedicada à Água & Ambiente, tendo como objetivos, informar devidamente os cidadãos, agilizar processos e modernizar os serviços públicos, tornando-os mais próximos e amigos do munícipe, dos residentes, das empresas e claro....do Ambiente.

Os Serviços On-line previstos para esta área fazem parte da fase 2 definida no plano estratégico de modernização administrativa e informativa que o Executivo Municipal eleito para o quadriénio de 2017-2021 pretende implementar no Concelho, acompanhando deste modo a evolução tecnológica e as acessibilidades e necessidades dos munícipes, agentes locais e demais instituições locais e regionais.

Brevemente, poderá encontrar no Portal Municipal - Água & Ambiente, os seguintes assuntos:

  • Comunicar leitura da água;
  • Efetuar contratos com contadores, saneamento e resíduos
  • Comunicar avarias
  • Solicitar ecopontos
  • Solicitar fatura eletrónica
  • Saúde pública
  • Indicação de ocorrências ambientais
  • Pagamentos on-line

Poderá igualmente indicar no espaço Proponho para o Município qual o procedimento e/ou serviço municipal que pretende ver agilizado na nova plataforma para a Água & Ambiente.

Em caso de dúvidas nos processos ligados ao ambiente, poderá consultar os respetivos departamentos da Câmara Municipal da Ponta do Sol, através de:

Notícias Relacionadas

6 Set. 2018

EcoSUN Team de voluntários - Festas Ponta do Sol 2018

No decorrer das festas do Concelho, e por sugestão de munícipes, o Município da Ponta do Sol contará com uma EcoSUN Team de voluntários.

A EcoSUN Team de voluntários, colaborará na recolha de resíduos e limpeza dos espaços públicos, no decorrer das festas do Concelho, neste próximo fim de semana, nas noites de 7 e 8 de Setembro.

A iniciativa tem como premissa o compromisso mínimo de um turno por noite.

Os voluntários que se inscrever...

12 Jun. 2018

Avaria carros de recolha de resíduos sólidos

Informamos que hoje não houve a normal recolha de lixo em algumas zonas do Concelho, uma vez que as duas viaturas pequenas avariaram.

Amanhã procuraremos regularizar a situação com uma viatura gentilmente cedida pela Câmara Municipal do Funchal.

Agradecemos desde já a maior compreensão possível da parte dos munícipes, empresas e visitantes assim como solicitamos que a produção de resíduos seja o mais controlada possível.

Tentaremos procede...

26 Mar. 2018

Dia da Árvore

A Câmara Municipal da Ponta do Sol juntou-se ao Dia da Árvore.

A natureza agradeceu...

2 Mar. 2018

Limpezas do Temporal

As Limpezas continuam...

Obrigado aos Funcionários do Nosso Município, aos nossos munícipes, aos voluntários da Região Autónoma da Madeira bem comos a intervenção de todas as instituições públicas de interveção.

30 Nov. 2017

Saneamento Básico nas Zonas Altas

O Município da Ponta do Sol pretende o alargamento da rede de saneamento básico no sítio do Pomar D. João no Monte da Ponta do Sol.

Grande parte das Zonas Altas do concelho da Ponta do Sol não teve qualquer tipo de intervenção de saneamento básico até à data, situação essa que o executivo atual pretende alterar assim que dispor de condições financeiras e humanas para o efeito, sendo esta uma prioridade para o mandato de 2017-2021.

Pretende ainda o...

1 Nov. 2017

Ponta do Sol - Ambiente e Concelho mais limpo da Região

A área do Ambiente é um dos departamentos primordiais para o novo executivo.

Tornar o concelho da Ponta de Sol numa referência regional em termos ambientais é um dos objetivos do executivo para o mandato de 2017-2021.

Os recursos logísticos e financeiros da Câmara Municipal não permitem que, no imediato, esse objetivo possa ser alcançado, sendo certo que serão desenvolvidos todos os esforços para que no curto/médio prazo Ponta do Sol seja o Concelh...