A Ponta do Sol, fruto da sua história e das suas gentes, sempre valorizou a música, a escrita, entre outras formas de expressão artística. A música e a dança sempre estiveram presentes nos diferentes eventos de caráter popular que se festejavam no concelho, muitas vezes acompanhadas de representação dramática. No que diz respeito ao cinema, à escrita cedo entraram na Ponta do Sol: o primeiro cinema data de 1933 e no final do séc. XIX a Ponta do Sol era berço de dois jornais. Os Ponta-solenses nunca perderam este contacto com as formas de expressão artística, pelo que o Município da Ponta do Sol é conhecido junto dos madeirenses como um Concelho Cultural por excelência, abarcando os mais variados domínios culturais.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol irá continuar a apostar na Cultura, desde as formas que melhor traduzem a história, as raízes e tradições, assim como as que trazem os eventos inovadores, que potenciem e perdurem conceitos culturais que envolvam o coletivo. Na prática, manifestações que identifiquem uma marca que continue a elevar o bom nome da Ponta do Sol enquanto destino cultural.

Os apoios concedidos pela Câmara Municipal são realizados de diversas formas, em função da realidade de cada ação, estando os mesmos suportados por protocolos institucionais em função dos objetivos estipulados para o desenvolvimento dos eventos e/ou atividades.

O atual Executivo da Câmara Municipal da Ponta do Sol apoia igualmente a logística de determinados eventos e iniciativas construtivamente propostos ao Município da Ponta do Sol, desde que defendam e fomentem as causas públicas e coletivas relevantes para a divulgação e formação de novos públicos entre a população local.

A estratégia cultural da Ponta do Sol consagra assim um conjunto de eventos e ações anualmente apresentados, sendo desenvolvidos diretamente pelo Município e outros realizados em parceria com Instituições locais, como associações ou privados que se assumem como promotores conceptuais desses eventos.

O Concelho da Ponta do Sol conta com um conjunto ativo de instituições culturais que mantêm vivo o pulsar das raízes, tradições e também da modernização cultural.

Associações culturais com quem a Câmara da Ponta do Sol tem pareceria:

• Associação Avesso;
  • Associação Retoiça;
  • Casa do Povo da Ponta do Sol;
  • Grupo de Folclore da Ponta do Sol;
  • ALÉM MAR – Associação da Cultura e da Arte;
  • Associação Travessias Culturais.

Todas as instituições têm ao seu dispor a «Agenda Ponta do Sol», no Portal Municipal, para divulgar e promover as atividades culturais, sociais e desportivas que se realizem na Ponta do Sol.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol agradece o empenho de todos.

Ponta do Sol - Município da Cultura

A Câmara Municipal da Ponta do Sol estabeleceu protocolos com diversas instituições socioculturais de base local, de forma a auxiliar o desenvolvimento das respetivas atividades.

Protocolos, Subsídios e Concessões

Os apoios concedidos pela Câmara Municipal da Ponta do Sol assentam sempre nos pressupostos de benefício público e considerados de interesse pelo Executivo. É certo que o Município privilegia em especial as atividades que fomentem a criação de novos públicos junto da população residente das freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol deixa apenas uma nota de destaque ao trabalho cultural meritório realizado pelas Associações com quem trabalha e realça o elevado espírito de missão com que desempenham as atividades em prol da cultura da Ponta do Sol e, por conseguinte, da Região Autónoma da Madeira.

São mais muitos os eventos e ações promovidas e/ou apoiadas anualmente pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, que ajudam a definir o Plano Municipal Cultural e a colocar o Município da Ponta do Sol como uma referência regional no panorama cultural.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol pretende desenvolver uma estratégia digital para a comunicação e informação do Concelho, capaz de promover corretamente a divulgação dos eventos que realiza e/ou são desenvolvidos por outras entidades nas freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madelena do Mar, fazendo com que os mesmos possam potenciar o território enquanto destino cultural bem como todos os agentes socioeconómicos que se dedicam ao desenvolvimento de cartazes culturais.

A Câmara Municipal encontra-se a estudar as melhores soluções de forma a disponibilizar o canal digital Agenda Ponta do Sol, assente na estratégia de modernização administrativa e informativa de presença efetiva na internet por parte das Câmaras Municipais, permitindo agilizar a promoção das ações por parte dos movimentos organizativos, assim como promover junto dos utilizadores, a interatividade e a consulta ágil de todo o cartaz cultural anual da Ponta do Sol.

A Agenda Ponta do Sol pretende igualmente identificar os agentes associativos com forte expressão no desenvolvimento cultural do Concelho, apoiando a sua divulgação e a promoção das suas iniciativas, dando a conhecer os trabalhos e projetos culturais.