Categoria: Obras Municipais
Mês: Junho
variante-ao-solar-dos-esmeraldos-e-caminho-da-carreira-na-lombada

Construção da Variante ao Solar dos Esmeraldos e Beneficiação do Caminho da Carreira, na Lombada.

Apresentamos agora mais um projeto estruturante e fundamental para desenvolver uma zona rica em valor histórico, cultural e natural e tem referências inequívocas ao património da Região Autónoma da Madeira.

Na envolvente desta intervenção encontram-se a Capela do Santo Espírito, o Solar dos Esmeraldos, o Moinho da Lombada e a Levada do Moinho, um potencial pouco explorado que merece a nossa melhor atenção.

A concretização deste projeto depende da aprovação em Assembleia Municipal de um pedido de empréstimo bancário, já aprovado anteriormente por maioria na Câmara. Aguarda agora aprovação na Assembleia Municipal.

A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO:

Este projeto tem um papel central na dinamização da Lombada da Ponta do Sol, valorizando o local, criando condições urbanísticas e acessibilidades que permitem aos utilizadores usufruírem da zona na sua plenitude. Reforça e respeita todo o valor histórico e humano da zona ao criar novas condições de utilização de todo aquele espaço.

O PROJETO:

Com esta intervenção irão ser criadas zonas de coexistência, onde a zona pública será partilhada por peões e veículos, com regras especiais de trânsito e sinalização apropriada. Serão contempladas também as regras fundamentais de desenho urbano da via pública, considerando as necessidades dos utilizadores mais vulneráveis, inclusive com a definição de uma «plataforma única» onde não existem separações físicas de nível entre os espaços destinados aos diferentes modos de deslocação.

ESTA INTERVENÇÃO PERMITE:

• Criação de 40 lugares de estacionamento para ligeiros;
  • Criação de 1 lugar de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada;
  • Criação de 2 lugares de estacionamento para autocarros;
  • Nivelamento da plataforma viária com a pedonal;
  • Criação da ligação entre vias;
  • Reorganização do trânsito e respetiva sinalização;
  • Alargamento do Caminho da Carreira;
  • Repavimentação de arruamentos.

A CONCRETIZAÇÃO DESTE PROJETO VEM VALORIZAR TODA A ZONA DE INTERVENÇÃO AOS MAIS VÁRIADOS NÍVEIS. É UM INVESTIMENTO DE FUTURO, MAS QUE RESPEITA A BASE HISTÓRICA DO LOCAL.

variante-ao-solar-dos-esmeraldos-e-caminho-da-carreira-na-lombada