Ferramentas de acessibilidade

• Espaço entre carateres 100%

Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo

A Câmara Municipal da Ponta do Sol assegura o transporte escolar no concelho, em complemento à rede de transportes públicos, isto é, para as crianças que ainda residam em zonas nas quais a rede de transportes públicos ofereça um número de carreiras insuficiente.

O transporte é feito em viaturas que sejam propriedade da Câmara Municipal, ou excecionalmente através da contratação de serviços externos.

A Câmara procura assegurar, mediante a disponibilidade de viatura e motorista, o transporte para visitas de estudo, atividades extracurriculares e atividades da comunidade. Para pedir este tipo de transporte, descarregue e preencha o formulário abaixo e envie para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Formulário Pedido de Transporte da Câmara Ponta do Sol

As candidaturas às Bolsas de Estudo estão disponíveis.

No período 2021/2022, foram concedidas um total de 124 bolsas de estudo aos universitários do concelho, possibilitando aos respetivos agregados familiares sustentar as despesas com a educação. A Câmara Municipal da Ponta do Sol empregou um montante correspondente a 68.500,00€. Uma mostra de que o Município procura responder às necessidades das famílias que se esforçam para que os seus educandos prossigam com os estudos.

No ano letivo 2020/2021, foram atribuídas um total de 118 bolsas correspondendo a um montante de 68.000,00€. No período anterior, 2019/2020, foram aprovadas um total de 104 candidaturas perfazendo cerca de 59.000,00€ investidos na educação por parte da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

No ano letivo de 2018-2019, foram atribuídas 96 bolsas aos estudantes universitários da Ponta do Sol, apoiando os respetivos agregados familiares a suportar os encargos com a educação. O apoio por parte da Câmara Municipal da Ponta do Sol corresponde a um montante de 58.500 euros para o ano letivo de 2018-2019, montante esse que corresponde a um aumento de cerca 17% face ao período anterior e que é entendido como um investimento na persecução dos valores e processos instrutivos e formativos da população jovem das freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

É com muito orgulho que a Câmara Municipal da Ponta do Sol atribui o presente apoio aos jovens do Concelho, pois acreditamos que a aprendizagem é uma base essencial no progresso enquanto cidadãos e enquanto municípes ativos.

Contactos:

• Serviços: Serviço de Ação Social
  • Telefone: 925 790 700

Todos os alunos do 1º ao 12º ano que residam na Ponta do Sol e estudem nas escolas deste concelho têm acesso aos manuais escolares gratuitos. Esta foi uma inovação introduzida sob a Presidência de Célia Pessegueiro, numa clara aposta na educação por parte da Câmara Municipal.

Assim, todos os alunos do 1º Ciclo têm os manuais adotados pelas escolas de oferta. Tratando-se de crianças que realizam as atividades no próprio manual, torna-se difícil a sua reutilização. Já para os alunos do 2º, 3º Ciclo e Secundário, a Câmara cede a título de empréstimo os manuais. A opção pelo empréstimo tem como princípio a reutilização dos livros, por questões sobretudo ambientais e de combate ao desperdício.

Todos os manuais cedidos são complementares aos da Ação Social Escolar e são atribuídos em setembro na escola que o aluno frequenta.

Além de garantir que todos os alunos têm os manuais e não são prejudicados pela sua proveniência socioeconómica, é um apoio grande oferecido às famílias, uma vez que poupam centenas de euros ao não adquirem os manuais.

BREVEMENTE...

A Carta Educativa é, a nível municipal, o instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e sócioeconómico de cada município. (Decreto-Lei nº 7/2003 de 15 de Janeiro).

A Educação é, sem dúvida, um pilar básico do desenvolvimento humano. Trata-se de um processo contínuo de promoção de conhecimento e sabedoria, orientado para o desenvolvimento da pessoa e para a sua equilibrada inserção na sociedade. O seu contributo é decisivo para o crescimento económico do país e consequentemente fundamental no combate ao desemprego, às disparidades sociais e à exclusão social.

Uma atitude responsável de planeamento e ordenamento em prol de um desenvolvimento sustentável do território implica que se estabeleça uma compatibilização e correlação entre as várias informações temáticas.

Para tal é importante analisar diferentes temáticas associadas, directa e indirectamente, com a educação e posteriormente identificar e localizar os próprios estabelecimentos de ensino. As condicionantes físicas, as dinâmicas demográficas e socio-económicas do Município, a rede de acessibilidades e de transportes são alguns dos temas de análise obrigatória.