Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%

Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo
{Play}

Programa de Ocupação e Tempos Livres para crianças e jovens

O «Ponta do Sol - Campo de Férias» surge da necessidade de ocupar as crianças e os jovens no período de férias escolares, uma vez que cada vez mais os pais trabalham e não têm com quem deixar os seus filhos. Foi concebido e planeado para permitir novas vivências, a partilha de experiências e levar o participante a ter contacto direto com um meio físico, social e cultural diferente do que normalmente está inserido.

Este programa assenta em atividades que se caraterizam por uma metodologia lúdica e participativa, de modo a que as crianças e os jovens sejam estimulados para a descoberta de todas as suas capacidades, melhorando a sua autonomia.

O «Ponta do Sol - Campo de Férias» tem como destinatários crianças e jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos, que serão agrupados segundo o escalão etário. A Câmara da Ponta do Sol dá prioridade aos residentes do concelho, pelo que existem datas distintas de inscrição, sendo as vagas para «não residentes» condicionadas à existência de disponibilidade após a inscrição dos «residentes».

Mais diversidade de atividades e melhores condições de participação

O nosso Campo de Férias é diversificado nas suas atividades, não se limitando ao desporto. No «Ponta do Sol – Campo de Férias», existem atividades variadas, que na sua maioria podem ser inseridas nos seguintes grupos:

  • Atividades lúdicas, cuja principal função é a diversão: simples idas à praia, realização de jogos tradicionais, jogos de tabuleiro, etc.
  • Atividades desportivas, com vista à prática de uma modalidade: prática de canoagem, jogos de modalidades como o futebol, andebol, etc.
  • Atividades artísticas, que permitam a criação e expressão individual: atividades de pintura, modelagem, fotografia, teatro, etc.
  • Saídas de Campo, visitas e atividades descentralizadas por toda a região: participação em acampamentos, idas ao cinema, a piscinas naturais, etc.
  • Educação cívica e ambiental, atividades que promovam práticas de cidadania ativa: visitas à Câmara Municipal, visitas à ETAR da Ponta do Sol, limpezas de praia, visitas a diversas instituições e associações, etc.

A Câmara da Ponta do Sol quis assegurar que a qualidade do campo de férias fosse além das suas atividades, pelo que oferece excelentes condições de participação. Os participantes no campo de férias têm direito ao almoço diário e a um lanche (parte da tarde), à oferta de um boné e de uma T-Shirt, aos transportes para saídas de campo e a um seguro em caso de acidente.

Associação Desportiva Pontassolense é a parceira perfeita

Toda a organização operacional e acompanhamento do «Ponta do Sol – Campo de Férias» está à responsabilidade da Associação Desportiva Pontassolense, que é uma associação desportiva local, que tem como objetivo a promoção da prática desportiva na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar dos ensinos básicos e secundário.

O «Pontassolense» apresenta todos os anos um projeto pedagógico, onde constam todas as atividades, a equipa de monitores afetos e o plano logístico do campo de férias à Câmara Municipal da Ponta do Sol. Após a aprovação, o «Pontassolense» é quem operacionaliza todo o programa em estreita colaboração com a autarquia.

O «Ponta do Sol – Campo de Férias» tem tido uma elevada procura e alvo de vários elogios dos participantes e encarregados de educação. É sem dúvida um dos programas de maior sucesso, em que se cumprem todos os objetivos pretendidos.

Inscrições:

As inscrições são feitas na Loja do Munícipe da Câmara da Ponta do Sol, entre as 8:30H e as 16:00H, em data previamente anunciada nas redes sociais do município e do Ponta do Sol – Campo de Férias.

No ato de inscrições é necessária a entrega da seguinte documentação:

  • Formulário próprio devidamente preenchido;
  • Fotocópia do cartão de cidadão do participante e do encarregado de educação;
  • Fotocópia do atestado Médico, em caso de doença;
  • Fotocópia do comprovativo de escalão de ação social;
  • Fotocópia do comprovativo de emprego (prioridade aos pais que trabalham).

Pode fazer a sua pré-inscrição preenchendo o formulário indicado, assina-o, junta a cópia de toda a documentação e envia para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A inscrição só se tornará efetiva após o pagamento, que está relacionado com o escalão atribuído na Ação Social Escolar. A Câmara entrará em contacto consigo para agilizar o processo. Pode optar por realizar todas estas operações diretamente na Loja do Munícipe

Horários:

O «Ponta do Sol – Campo de Férias» funciona de segunda a sexta-feira, das 9:00H às 17:25H, nos períodos de julho e agosto, em datas previamente anunciada nas redes sociais do município e do Ponta do Sol – Campo de Férias.

Contacte-nos

Se pretender mais esclarecimentos, entre em contacto connosco:

{Play}

Programa de Animação Sénior

A Câmara da Ponta do Sol procura as formas mais saudáveis e enriquecedoras de promover a animação sénior. Além de lhes proporcionar condições para a prática de atividade física adequada, o município procura outras formas de enriquecer a cultura dos mais idosos de forma integrada. Um facto consensual é que o convívio entre pessoas de gerações diferentes proporciona uma troca de habilidades, conhecimentos e experiências que a todos enriquece. Cada geração traz perspetivas únicas de viver ou ver a vida, o que contribui para um desenvolvimento mais equilibrado de jovens e menos jovens. Tendo por base este princípio, a Câmara Municipal da Ponta do Sol criou o seu programa de turismo intergeracional, que ao mesmo tempo que permite a saída da Ponta do Sol e novas oportunidades de conhecer outros locais e histórias, promove o convívio saudável entre avós e netos.

As atividades de Turismo Intergeracional ocorrem todos os anos. Podem traduzir-se em passeios na ilha da Madeira ou na ilha do Porto Santo. A periodicidade destes passeios é variável e condicionada à disponibilidade de transporte, exceto a visita à ilha do Porto Santo que corre todos os anos entre maio e julho.

Convívio, turismo, cultura e animação

Os pilares do Turismo Intergeracional estão assentes nos pressupostos de dar a conhecer as ilhas da Madeira e Porto Santo, visitar locais de interesse patrimonial ou histórico, permitir a interação com a natureza, promover o convívio saudável entre avós e netos e partilhar diferentes experiências. Assim, em cada saída deste programa pode encontrar:

  • Visitas a museus, bibliotecas, galerias de arte ou casas de cultura, etc;
  • Contacto com a natureza, que pode ser num miradouro, parque de merendas, início de uma levada, etc;
  • Visitas guiadas ao longo da viagem, com explicações e curiosidades sobre as localidades;
  • Animação, a Câmara procura garantir em todas as saídas a tradicional animação das antigas «excursões»;
  • Convívio à mesa, em todas as saídas a Câmara assegura o almoço.

Inscrições

As inscrições são feitas na Loja do Munícipe da Câmara da Ponta do Sol, entre as 8:30H e as 16:00H, em data previamente anunciada em cartazes afixados pelo concelho, nas redes sociais do município e nas missas das diferentes paróquias locais.

No ato de inscrição é necessária a entrega da seguinte documentação:

  • Formulário próprio devidamente preenchido;
  • Fotocópia do bilhete de identidade OU cartão de cidadão;
  • Fotocópia do cartão de contribuinte;
  • Fotocópia do comprovativo de reforma/aposentação/invalidez (apenas para cidadãos com menos de 60 anos). Na ausência de bilhete de identidade ou cartão de cidadão, é possível apresentar o passaporte.
  • Todos os interessados devem assinar, também, a declaração a autorizar a Câmara Municipal a levantar o reembolso do subsídio social de mobilidade (OBRIGATÓRIO).

Pode fazer a sua pre-inscrição preenchendo o formulário indicado, assina-o, junta a cópia de toda a documentação e envia para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A inscrição só se tornará efetiva após o pagamento, de acordo com a tabela publicada. A Câmara entrará em contacto consigo para agilizar o processo. Pode optar por realizar todas estas operações diretamente na Loja do Munícipe.

A prioridade é dada a residentes no Concelho da Ponta do Sol com 60 ou mais anos e crianças/jovens com idade igual ou inferior a 25 anos.

Contacte-nos

Se pretender mais esclarecimentos, entre em contacto connosco:

{Play}

O Município da Ponta do Sol desenvolve um plano para Desporto e Lazer com atividades que abrangem as três freguesias do Concelho: Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

A política da Ponta do Sol na área do desporto e lazer é assente em quatro pilares fundamentais: apoio à formação nas diferentes modalidades desportivas oferecidas pelas associações desportivas com atividade no concelho; promoção da atividade e física e do desporto para todos, independentemente da idade, da forma mais descentralizada possível; no desenvolvimento de atividades de carácter intergeracional, que promovem o sempre saudável convívio entre avós e netos; e no trazer à Ponta do Sol um conjunto de eventos lúdico-desportivos que potenciem as valências territoriais marítimas, terrestres ou aéreas do município.

Através desta política nasceram os projetos do município «Ponta do Sol com Vida», «Turismo Intergeracional» e «Ponta do Sol – Campo de Férias». Além das atividades próprias, que podem ser realizadas apenas pela câmara ou em parceria, o Município apoia diferentes modalidades desportivas que as associações oferecem ao nível dos escalões de formação.

Desenvolvem-se ainda no concelho diversos eventos desportivos que levam a Ponta do Sol mais longe e que contam com o apoio do Município.

A Câmara continua igualmente a melhorar os equipamentos municipais que existem em cada uma das freguesias, salvaguardando a segurança dos utilizadores e praticantes.

Pode também indicar no espaço Proponho para o Município qual a sua ideia para a área do Desporto e Lazer, bem como o impacto positivo que a sua sugestão possa trazer para o território e população.

{Play}

Novo programa de atividade física

A Câmara Municipal da Ponta do Sol reconhece a crescente importância que a atividade física regular assume na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes, traduzida no seu bem-estar, na sua aptidão física, no potencial de socialização e no combate à solidão. Por ter em conta todos estes princípios, a Autarquia desenvolveu o programa «Ponta do Sol com Vida».

Este programa cria duas novas opções:

«Fit Sénior» - Seleção de atividades e exercícios que proporcionam à população sénior ou população com limitações de saúde uma atividade física regular e devidamente orientada. Exercícios pensados para a melhoria da mobilidade, da saúde e da forma física.

«AdultFit» - Seleção de atividades e exercícios que permitem desenvolver hábitos de vida saudável, melhoria da condição física e combate ao sedentarismo. Opção dirigida a adultos saudáveis que terão assim uma oportunidade para melhorar a sua forma física.

Mais diversidade e mais atividade física

Mais oferta de atividades, com a criação de novas aulas:

  • Core- Aula que melhora a sua consciência corporal e postura, tonificando e fortalecendo os músculos do seu tronco;
  • Localizada– Exercícios focados na resistência muscular localizada;
  • Pump Power– Melhora o condicionamento e tonicidade muscular, promove a aceleração do metabolismo e aumenta a capacidade para queimar gorduras;
  • TRX Suspension Training– Treino de força funcional, tendo como base apenas o peso do seu corpo;
  • GAP– Atividade aeróbica e muscular, cujo foco são os glúteos, abdómen e pernas;
  • Pilates– Prática que lhe proporciona uma maior consciência corporal, combinando o controlo do corpo com a mente;
  • Cross Training– Consiste em diversos exercícios dentro de um único treino, ligados por circuitos;
  • HIIT– Exercícios com grande intensidade e que proporcionam o aumento da sua capacidade cardiovascular. Benefícios rápidos através da queima de calorias de forma intensa;
  • Stretching– Consiste na realização de exercícios de alongamento e mobilidade articular;
  • Treino Funcional– Exercício em que usa o peso do próprio corpo e em que o foco passa de um grupo muscular isolado para todo os músculos;
  • STEP– Aula de componente cardiorrespiratória e de força de trem inferior com uma plataforma (step);
  • TABATA– Protocolo de treino aeróbico intervalado de alta intensidade e curta duração, que visa acelerar o metabolismo e promove um maior gasto calórico durante e após o treino.

Avaliação e Reavaliação ao seu estado de saúde

Para avaliar o estado de saúde e a estratificação do risco de cada participante, serão realizadas um conjunto de avaliações para aferir a composição corporal, a capacidade funcional e os parâmetros cardiovasculares, bem como a aplicação de questionários sobre o estado de saúde.

Estas avaliações serão efetuadas no início e também ao longo do ano.

Eventos e Workshops

O «Ponta do Sol com Vida» oferece diversos eventos e Workshops ao longo do ano. Estão previstos eventos como Mega aulas de grupo e convívios ou Workshops sobre questões ligadas à nutrição e hábitos de vida saudável.

Caminhadas

Um programa que, como complemento às aulas de grupo, inclui passeios na natureza da nossa ilha. Ao longo do ano decorrerão algumas caminhadas destinadas a todos os participantes. Uma forma de promover a atividade física e a interação social.

Inscrições:

As inscrições são efetuadas na Loja do Munícipe da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Rua Príncipe D. Luís, N.º 8, de segunda à sexta-feira das 8h30 às 16h30.

Documentação a entregar no ato de inscrição:

  • Formulário próprio devidamente preenchido, fornecido pelos serviços do município e disponível na Loja Online do Portal do Município da Ponta do Sol;
  • Fotocópia do bilhete de identidade OU cartão de cidadão;
  • Fotocópia do cartão de contribuinte;
  • Fotocópia do comprovativo de reforma/aposentação/invalidez (apenas para cidadãos com menos de 60 anos);
  • Fotocópia do comprovativo de morada (preferencial para residentes no concelho da Ponta do Sol; pode ser uma fatura no nome do participante).

No ato de inscrição terá ainda de efetuar o pagamento dos meses que pretende frequentar:

  • Inscrição anual: 10,00€;
  • Valor mensal de 7,00€ para mais de 60 anos ou aposentados;
  • Valor mensal de 8,00€ para os restantes participantes.
Ponta-do-sol-com-Vida

Horários

Novos horários e mais atividade física.

AdultFit
Local Dias Hora
Lombo dos Canhas (Escola) 3.ª e 5.ª feira 19:40h
Carvalhal (Escola) 3.ª e 5.ª feira 18:30h
Lombo de São João (Escola) 2.ª e 4.ª feira 18:30h
Lombada (Salão Paroquial) 2.ª e 4.ª feira 19:40h
Ponta do Sol (Escola Secundária) 3.ª e 6.ª feira 19:40h
Madalena do Mar (Salão Paroquial) 3.ª e 6.ª feira 18:30h
Fit Sénior
Local Dias Hora
Carvalhal (Escola) 5.ª feira e sábado 11:00h
Ponta do Sol (Sala do Grupo de Folclore - CCJP) 3.ª e 6.ª feira 11:00h

Contacte-nos

Se pretender mais esclarecimentos, entre em contacto connosco:

  • Prof. Alex Sampaio, telefone: 924 781 169 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Câmara Municipal, telefone: 291 972 106 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol é promotora e apoia de diversas formas os eventos lúdico-desportivos no Concelho.

Conheça a lista dos eventos apoiados pela Câmara Municipal.

Eventos Lúdico-Desportivos apoiados
Promotor Documentos | Eventos Lúdico-Desportivos Apoiados
Associação Regional de Triatlo da Madeira
  • Duatlo da Madalena do Mar
  • Clube Desportivo Nacional
  • Rampa da Ponta do Sol
  • Associação Desportiva Pontassolense
  • Ponta do Sol Cup
  • Associação Regional de Triatlo da Madeira
  • Triatlo da Madalena do Mar
  • Associação de Ciclismo da Madeira
  • Taça da Madeira de CXO
  • Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira
  • Madeira a Correr Circuito Madalena do Mar, Ponta do Sol
  • Associação Regional de Canoagem da Madeira
  • Regata de Canoas Tradicionais da Madalena do Mar
  • Clube de Automóveis Clássicos Madeira
  • Oeste Historic Rally
  • Club Sports Madeira
  • Rali Vinho Madeira
  • Associação 'A Retoiça'
  • Oritoiça – Prova de Orientação
  • Associação Recreativa e Cultural Amigos dos Carros de Pau de Água de Pena
  • Campeonato Regional de Carrinhos de Pau - Ponta do Sol
  • Associação de Desportos e Natureza
  • Trail ADN Race

  • Pode ainda conhecer as modalidades e outros eventos desportivos apoiados pela Câmara Municipal:

    • Associação Desportiva Pontassolense;
    • ADN – Associação de Desportos e Natureza;
    • CTM – Clube Ténis de Mesa da Ponta do Sol;
    • Associação Cultural, Desportiva e Recreativa a «A Retoiça».