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Consulte os diversos projetos referentes ao Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho.

Regulamentos e Formulários

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal é o órgão executivo colegial do Município e é constituída por um Presidente e por Vereadores, um dos quais designado Vice-Presidente. Este tem a incumbência de representar a Presidente na sua ausência.

O número de elementos que compõem o executivo municipal é proporcional à população do Concelho, num mínimo de 5 e máximo de 17 elementos. A Ponta do Sol elege 5 membros para este órgão.

A eleição do executivo para a Câmara Municipal é feita pelos cidadãos eleitores recenseados na área do município, eleitos por sufrágio direto e universal em listas partidárias ou movimentos de cidadãos independentes, sendo realizada em simultâneo com a eleição para a constituição da Assembleia Municipal e das Assembleias de Freguesia de cada uma das localidades do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal é o primeiro candidato da lista mais votada, sendo os restantes membros do Órgão Executivo eleitos da seguinte forma:

  • Dez vereadores nos Municípios com 100.000 ou mais eleitores;
  • Oito vereadores nos Municípios com mais de 50.000 e menos de 100.000 eleitores;
  • Seis vereadores nos municípios com mais de 10.000 e até 50.000 eleitores;
  • Quatro vereadores nos Municípios com 10.000 ou menos eleitores.

A eleição da atual Presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, para o período de 2021-2025, foi efetuada através das Eleições Autárquicas de 26 de setembro de 2021. Neste mandato existem dois vereadores do PS a tempo inteiro, sendo um deles Vice-presidente e dois vereadores sem pelouros (PSD).

Pode consultar os despachos de nomeação dos vereadores a tempo inteiro e de vice-presidente aqui:

MEMBROS DOS GABINETES DA PRESIDÊNCIA E DOS VEREADORES

De acordo com o artigo 42.º da Lei 75/2013 de 12 de novembro, a Presidente da Câmara Municipal pode constituir um Gabinete de Apoio à Presidência, conhecido internamente e localmente por "GAP".

Uma vez que o Município da Ponta do Sol tem menos de 10.000 eleitores, pode a Presidente da Câmara nomear os seguintes cargos:

  • Um Chefe do Gabinete e um Adjunto ou Secretário para apoio à Presidente:
  • Um Secretário para apoio dos vereadores a tempo inteiro:

Os membros dos gabinetes de apoio à presidência e à vereação são designados e exonerados, respetivamente, pelos Presidentes da Câmara Municipal ou pelos Vereadores, e o exercício das suas funções termina igualmente com a cessação do mandato do Presidente da Câmara Municipal.

FUNCIONAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal da Ponta do Sol funciona em permanência de forma a salvaguardar o interesse de todos os residentes, empresas e visitantes locais.

Os serviços administrativos prestados na sede da Câmara Municipal e demais dependências administrativas funcionam das 8:30h até às 16.30h, em regime contínuo.

Contactos da Câmara Municipal
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Declaração Patrimonial

No âmbito das disposições da Lei n.º 4/83, de 2 de abril, na redação dada pela Lei n.º 25/95, de 18 de agosto e pela Lei n.º 38/2010, de 2 de setembro, a Sr.ª Presidente da Câmara, o Sr.º Vice-Presidente e os Srs.º Vereadores sem pelouros, depositaram no Tribunal Constitucional a respetiva Declaração de Rendimentos, Património e Cargos Sociais dos Titulares de cargos Políticos e Equiparados - Modelo n.º1649 (Exclusivo da INCM, S.A.) referente aos seguintes assuntos:

  • Capítulo I - Rendimentos Brutos para efeitos da liquidação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares;
  • Capítulo II - Ativo Patrimonial;
  • II-A - Património Imobiliário;
  • II-B - Quotas, Ações, Participações ou outras Partes Sociais do Capital de Sociedades Civis ou Comerciais;
  • II-C - Direitos sobre Barcos, Aeronaves ou Veículos Automóveis;
  • II-D - Carteiras de Títulos, Contas Bancárias a Prazo e Aplicações Financeiras Equivalentes;
  • II-E - Contas Bancárias à Ordem e Direitos de Créditos de Crédito, de valor superior a 50 Salários Mínimos;
  • II-F - Outros elementos do Ativo Patrimonial;
  • Capítulo III - Passivo (Débitos que Oneram o Património do Declarante e Cargos Sociais);
  • Capítulo IV - Cargos Sociais Exercidos.
Abonos e despesas de representação

As despesas de representação dos eleitos locais, são calculadas com base na Lei nº29/87 de 30 de junho, republicada pela Lei nº52-A/2005 de 10 de outubro.

Os pressupostos assentam no previsto na alínea a) do nº 1 do artº 5º e nº 4 do artº 6º da Lei nº 29/87, de 30/06, alterada pelas leis nº 97/89, de 15/12, nº 1/91, de 10/01, nº 11/91, de 17/05, nº 11/96, de 18/04, nº 127/97, de 11/12, nº 50/99, de 24/06, nº 86/2001, de 10/08, e nº 22/2004, de 17/06, e alterada e republicada pela Lei nº 52-A/2005, de 10/10, alterada pelas leis nº 55-A/2010, de 31/12, nº 64-B/2011, de 30/12 e nº 83-C/2013, de 31/12.

Os eleitos locais em regime de permanência têm direito a auferir a remuneração mensal, bem como a dois subsídios extraordinários, de montante igual àquela, em junho e novembro (subsídios de Férias e Natal). O valor base da remuneração do Presidente da Câmara Municipal é fixado por referência ao vencimento base atribuído ao Presidente da República, de acordo com o índice de 50%.

As remunerações e subsídios extraordinários dos Vereadores em regime de permanência, correspondem a 80 % do montante do valor base da remuneração a que tenham direito o Presidente do respetivo Órgão Executivo.

Os eleitos locais em regime de permanência nas Câmaras Municipais têm direito, 12 vezes por ano, às despesas de representação correspondentes a:

  • Presidente: 30% das remunerações;
  • Vice-Presidente: 20% das remunerações.

Abonos dos membros do GAP - Gabinete de Apoio à Presidência

O regime de permanência e respetivas remunerações auferidas pelos membros dos gabinetes de apoio pessoal são as previstas no artigo 43º da Lei 75/2013 de 12 de Novembro:

  • A remuneração do chefe do gabinete de apoio à presidência é igual a 90 % da remuneração base do vereador a tempo inteiro, em regime de exclusividade, da câmara municipal correspondente;
  • A remuneração dos adjuntos dos gabinetes de apoio à presidência e à vereação é igual a 80 % da remuneração base do vereador a tempo inteiro, em regime de exclusividade, da câmara municipal correspondente;
  • A remuneração dos secretários dos gabinetes de apoio à presidência e à vereação é igual a 60 % da remuneração base do vereador a tempo inteiro, em regime de exclusividade, da câmara municipal correspondente.
Fale com o Gabinete da Presidência
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Por deliberação da Câmara Municipal de Ponta do Sol, datada de 18 de outubro de 2021, ao abrigo do disposto nos artigos 33.º e 34.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, e do disposto na alínea b) do n.º 1 do artigo 18.º e no n.º 2 do artigo 29.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, foram delegadas na Presidente da Câmara Municipal de Ponta do Sol algumas das suas competências legais. Esta, por sua vez, subdelegou competências nos seguintes vereadores e dirigentes.

Pode consultar as competências delegadas e subdelegadas nos seguintes links: