Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo

Fruto da história e das pessoas que seguiram uma filosofia de vida onde a Cultura esteve sempre presente, o concelho da Ponta do Sol é conhecido junto dos madeirenses, como um Concelho Cultural por excelência, abarcando os mais variados domínios culturais.

Nesta medida, a Câmara Municipal da Ponta do Sol para o quadriénio 2017-2021 irá continuar a apostar na Cultura nas formas que melhor traduzirem a história, as raízes e tradições, assim como todos os eventos inovadores que potenciem e perdurem conceitos culturais que envolvam o coletivo, as pessoas, os visitantes e que identifiquem uma marca que continue a elevar o bom nome da Ponta do Sol enquanto destino cultural.

Os apoios concedidos pela Câmara Municipal são realizados de diversas formas, em função da realidade de cada ação, estando os mesmos suportados por protocolos institucionais em função dos objetivos estipulados para o desenvolvimento dos eventos e/ou atividades.

O atual Executivo da Câmara Municipal da Ponta do Sol apoia igualmente a logística de determinados eventos e iniciativas construtivamente propostos ao Município da Ponta do Sol, desde que defendam e fomentem as causas públicas e coletivas relevantes para a divulgação, instrução e aprendizagem da população local.

O Plano Municipal de Cultura da Ponta do Sol consagra assim um conjunto de eventos e ações anualmente apresentados, sendo os mesmos desenvolvidos diretamente pelo Município e outros realizados em parceria com Instituições locais e grupos de Particulares que se assumem como promotores conceptuais dos mesmos, sendo a Câmara Municipal da Ponta do Sol o parceiro institucional e/ou co-organizativo.

O Concelho da Ponta do Sol conta com um conjunto ativo de instituições culturais que meritóriamente e com muita dinâmica e espírito criativo e humano, mantêm viva o pulsar das raízes, tradições e também da modernização cultural.

Associações da Ponta do Sol

• Associação Avesso;
  • Associação Artes e Tradições da Madeira;
  • Associação Retoiça;
  • Banda Municipal da Ponta do Sol;
  • Casa do Povo da Ponta do Sol;
  • Centro Cultural e Desportivo dos Canhas;
  • Centro de Cultura e Recreio Pontassolense;
  • Grupo de Folclore da Ponta do Sol.

Brevemente todas as instituições irão dispor de outros meios e ferramentas para divulgar e promover as atividades desenvolvidas em prol das atividades culturais, sociais, desportivas e educacionais, de âmbito local e regional.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol agradece o empenho de todos.

Ponta do Sol - Município da Cultura

A Câmara Municipal da Ponta do Sol estabeleceu protocolos com diversas instituições socioculturais de base local, de forma a auxiliar o desenvolvimento das respetivas atividades.

Protocolos, Subsídios e Concessões

Os apoios concedidos pela Câmara Municipal da Ponta do Sol assentam sempre nos pressupostos de benefício público e coletivo das atividades desempenhadas por cada uma das instituições locais, com especial incidência para o fomento cultural da população residente das freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol deixa apenas uma nota de destaque ao trabalho cultural meritório realizado pelas instituições locais e realça a capacidade e elevado espírito social e humano com que, cada um dos elementos diretivos e voluntários, desempenha as atividades em prol da cultura da Ponta do Sol e, por conseguinte, da Região Autónoma da Madeira.

São mais muitos os eventos e ações promovidas e/ou apoiadas anualmente pela Câmara Municipal da Ponta do Sol, que ajudam a definir o Plano Municipal Cultural e a colocar o Município da Ponta do Sol como uma referência regional no panorama cultural.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol pretende desenvolver uma estratégia digital para a comunicação e informação do Concelho, capaz de promover corretamente a divulgação dos eventos que realiza e/ou são desenvolvidos por outras entidades nas freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madelena do Mar, fazendo com que os mesmos possam potenciar o território enquanto destino cultural bem como todos os agentes socioeconómicos que se dedicam ao desenvolvimento de cartazes culturais.

A Câmara Municipal encontra-se a estudar as melhores soluções de forma a disponibilizar o canal digital Agenda Ponta do Sol, assente na estratégia de modernização administrativa e informativa de presença efetiva na internet por parte das Câmaras Municipais, permitindo agilizar a promoção das ações por parte dos movimentos organizativos, assim como promover junto dos utilizadores, a interatividade e a consulta ágil de todo o cartaz cultural anual da Ponta do Sol.

A Agenda Ponta do Sol pretende igualmente identificar os agentes associativos com forte expressão no desenvolvimento cultural do Concelho, apoiando a sua divulgação e a promoção das suas iniciativas, dando a conhecer os trabalhos e projetos culturais.