Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%

Portal Municipal da Ponta do Sol

ir para conteudo
{Play}

Programa de Animação Sénior

A Câmara da Ponta do Sol procura as formas mais saudáveis e enriquecedoras de promover a animação sénior. Além de lhes proporcionar condições para a prática de atividade física adequada, o município procura outras formas de enriquecer a cultura dos mais idosos de forma integrada. Um facto consensual é que o convívio entre pessoas de gerações diferentes proporciona uma troca de habilidades, conhecimentos e experiências que a todos enriquece. Cada geração traz perspetivas únicas de viver ou ver a vida, o que contribui para um desenvolvimento mais equilibrado de jovens e menos jovens. Tendo por base este princípio, a Câmara Municipal da Ponta do Sol criou o seu programa de turismo intergeracional, que ao mesmo tempo que permite a saída da Ponta do Sol e novas oportunidades de conhecer outros locais e histórias, promove o convívio saudável entre avós e netos.

As atividades de Turismo Intergeracional ocorrem todos os anos. Podem traduzir-se em passeios na ilha da Madeira ou na ilha do Porto Santo. A periodicidade destes passeios é variável e condicionada à disponibilidade de transporte, exceto a visita à ilha do Porto Santo que corre todos os anos entre maio e julho.

Convívio, turismo, cultura e animação

Os pilares do Turismo Intergeracional estão assentes nos pressupostos de dar a conhecer as ilhas da Madeira e Porto Santo, visitar locais de interesse patrimonial ou histórico, permitir a interação com a natureza, promover o convívio saudável entre avós e netos e partilhar diferentes experiências. Assim, em cada saída deste programa pode encontrar:

  • Visitas a museus, bibliotecas, galerias de arte ou casas de cultura, etc;
  • Contacto com a natureza, que pode ser num miradouro, parque de merendas, início de uma levada, etc;
  • Visitas guiadas ao longo da viagem, com explicações e curiosidades sobre as localidades;
  • Animação, a Câmara procura garantir em todas as saídas a tradicional animação das antigas «excursões»;
  • Convívio à mesa, em todas as saídas a Câmara assegura o almoço.

Inscrições

As inscrições são feitas na Loja do Munícipe da Câmara da Ponta do Sol, entre as 8:30H e as 16:00H, em data previamente anunciada em cartazes afixados pelo concelho, nas redes sociais do município e nas missas das diferentes paróquias locais.

No ato de inscrição é necessária a entrega da seguinte documentação:

  • Formulário próprio devidamente preenchido;
  • Fotocópia do bilhete de identidade OU cartão de cidadão;
  • Fotocópia do cartão de contribuinte;
  • Fotocópia do comprovativo de reforma/aposentação/invalidez (apenas para cidadãos com menos de 60 anos). Na ausência de bilhete de identidade ou cartão de cidadão, é possível apresentar o passaporte.
  • Todos os interessados devem assinar, também, a declaração a autorizar a Câmara Municipal a levantar o reembolso do subsídio social de mobilidade (OBRIGATÓRIO).

Pode fazer a sua pre-inscrição preenchendo o formulário indicado, assina-o, junta a cópia de toda a documentação e envia para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A inscrição só se tornará efetiva após o pagamento, de acordo com a tabela publicada. A Câmara entrará em contacto consigo para agilizar o processo. Pode optar por realizar todas estas operações diretamente na Loja do Munícipe.

A prioridade é dada a residentes no Concelho da Ponta do Sol com 60 ou mais anos e crianças/jovens com idade igual ou inferior a 25 anos.

Contacte-nos

Se pretender mais esclarecimentos, entre em contacto connosco:

Notícias Relacionadas