A Minha Rua | Alertas e Ocorrências é a plataforma que irá permitir qualquer cidadão residente Ponta do Sol, bem como os visitantes, identificarem situações anómalas que ocorrem nas freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar.

Esta ferramenta irá permitir à Câmara Municipal da Ponta do Sol e aos respetivos serviços municipais, gerirem de forma mais célere cada uma das situações que merecem intervenção por parte da Câmara Municipal, e/ou, de qualquer outra entidade com competências interventivas das respetivas situações comunicadas.

A Minha Rua | Alertas e Ocorrências é um projeto que fará parte da modernização administrativa e informativa que o Executivo Municipal eleito para o quadriénio de 2017-2021, pretende implementar no Município e que tem como principais objetivos os seguintes pontos:

  • Proporcionar um melhor serviço municipal aos cidadãos;
  • Melhorar a administração do território nas diversas áreas de intervenção municipal;
  • Melhorar a capacidade informativa do Município na receção das situações;
  • Melhorar os fluxos de gestão dose serviços internos;
  • Inventariar as situações para avaliações assertivas dos serviços;
  • Salvaguarda atempada de situações mais urgentes;
  • Fomentar o espírito de participação e cidadania entre os cidadãos e agentes locais;
  • Permitir uma melhor articulação entre as diversas entidades governativas de gestão territorial e marítima.

A população local, bem como os agentes locais e visitantes, dispõem assim de uma plataforma onde podem comunicar ocorrências e situações de alerta que venham a se verificar na sua rua, no sítio por onde passam ou visitam ou em algum outro ponto das freguesias da Madalena do Mar, Canhas e Ponta do Sol.

A Minha Rua | Alertas e Ocorrências pretende estar sintonizado no futuro com alguns dos organismos de gestão e proteção administrativa e territorial, encaminhando para os mesmos (a quem de direito!), as ocorrências e exposições que venha a receber e que não esteja no âmbito de atuação da Câmara Municipal da Ponta do Sol.

Não obstante, a Minha Rua | Alertas e Ocorrências, pretende ser uma ferramenta ágil de apoio transversal às áreas de atuação e dos organismos que, direta ou indiretamente, estão adstritos às áreas de intervenção identificadas pelos utilizadores da plataforma.

As ocorrências que poderão ser alvo de alerta, estão inseridas no âmbito das seguintes áreas de intervenção territoriais:

  • Ambiente e Limpeza Urbana;
  • Água e Resíduos Sólidos;
  • Florestação e Espaços Verdes;
  • Arruamentos e Via Pública;
  • Passeios e Pavimentos;
  • Urbanismos e licenciamento;
  • Saúde Pública;
  • Trânsito.

A estratégia de modernização administrativa e informativa que a Câmara Municipal da Ponta do Sol pretende desenvolver para o quadriénio 2017-2021, pressupõe um período de auscultação e consulta pública, de modo a que todos os munícipes, empresas, instituições e visitantes, tenham a possibilidade de contribuir e colaborar com a definição da reformulação que se pretende efetuar para o Município da Ponta do Sol.

O espaço "Proponho ao Município" inserido no âmbito da Participação e Cidadania da Ponta do Sol, agradece e aguarda pela sua opinião, visão e colaboração.