A atividade do Sistema Municipal de Proteção Civil exerce-se nos seguintes domínios:

  • Levantamento, previsão, avaliação, e prevenção dos riscos coletivos do Município;
  • Análise permanente da vulnerabilidade municipal perante situações de risco;
  • Informação e formação das populações do Município, visando a sua sensibilização em matéria de autoproteção e de colaboração com as autoridades;
  • Planeamento de soluções de emergência, visando a busca, o salvamento, a prestação de socorro e de assistência, bem como a evacuação, alojamento e abastecimento das populações presentes no Município;
  • Inventariação dos recursos e meios disponíveis e dos mais facilmente mobilizáveis, ao nível municipal;
  • Levantamento, previsão, avaliação, e prevenção dos riscos coletivos do Município;
  • Estudo e divulgação de formas adequadas de proteção dos edifícios em geral, de monumentos, e de outros bens culturais, de infraestruturas, do património arquivístico, de instalações de serviços essenciais, bem como do ambiente e dos recursos naturais existentes na área do Município;
  • Previsão e planeamento de ações atinentes à eventualidade de isolamento de áreas afetadas por riscos no território municipal.

Neste sentido foram criados incentivos diversos que permitem auxiliar o processo educativo. O plano financeiro, com a atribuição de bolsas e prémios de mérito, e o plano logistico, através do transporte escolar, são dois exemplos importantes que permitem e garantem a continuidade por parte dos mais novos, assim como dos que decidem retomar os estudos.

Deste modo, a Câmara Municipal pretende ainda incentivar a fixação no concelho dos jovens casais, assim como atrair novos residentes.

Notícias Relacionadas

17 Nov. 2018

Plano de Emergência da Ponta do Sol - Aprovação por unanimidade

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informa que o Plano de Emergência do Concelho estará em discussão pública nos próximos trinta dias, após ter sido, em reunião de câmara, aprovado em uníssono por todos os partidos políticos.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol enaltece a importância do presente Plano de Emergência e a sua efetiva implementação e articulação por todos os órgãos e agentes chamados a intervir num ev...

14 Out. 2018

ALERTA!!

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informa que apesar de o pior já ter passado em termos de percipitação de chuva, relembramos que o estado do mar se mantém em ALERTA LARANJA.

Independentemente de os restantes avisos estarem no nível amarelo, voltamos a avisar que todo o cuidado é pouco.

Pedimos de novo à população que se mantenha afastada da costa.

...

28 Set. 2018

Alerta - Derrocada na Estrada Regional 226

A Câmara Municipal da Ponta do Sol alerta que devido a uma derrocada que ocorreu durante o inicio da tarde do dia de hoje, na estrada Regional 226, à volta da vila da Ponta do Sol, o Serviço Municipal de Proteção Civil decidiu encerrar o trânsito naquela artéria.

Em alternativa deverá ser utilizada a estrada do V Centenário, enquanto decorrem os trabalhos de limpeza e até nova ordem das autoridades competentes.

10 Set. 2018

Fim da época balnear na Ponta do Sol

Depois de um verão quente, a época balnear no concelho de Ponta do Sol terminou no dia 9 de setembro.

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informa a todos os utilizadores que a zona balnear de Ponta do Sol neste momento encontra-se sem vigilância.

Todas as pessoas que frequentarem esta praia deverão adotar uma cultura de segurança e de prevenção, redobrando os cuidados a ter junto ao mar.

2 Mar. 2018

Representante da República

Hoje a Ponta do Sol recebeu a visita do Sr. Representante da República, o Dr. Irineu Barreto.

Foi uma oportunidade para fazer o ponto de situação dos estragos no Concelho e dos trabalhos em curso para restabelecer o mais depressa possível a normalidade.

1 Mar. 2018

Dia seguinte temporal de 28 fevereiro

Tempo para avaliar estragos e fazer limpezas.

O Município agradece desde já todos aqueles que estão a apoiar todos os que mais precisam.

Um bem-haja a todos!

27 Fev. 2018

Informação à população

Devido à forte agitação marítima que se faz sentir na costa sul da Ilha da Madeira e atendendo a que existe um alerta do Serviço Regional de Proteção Civil para amanhã (28-02-2018) para ondulação forte (Aviso Vermelho), informa-se à população de que o trânsito na Marginal da Freguesia da Madalena do Mar estará fortemente condicionado.

Hoje, durante a noite, aquela avenida terá pelo menos a faixa de rodagem mais próxima do mar fechada, pois durante o dia já...