Categoria: Modernização Administrativa
Mês: Fevereiro
Audio:Nova-Acessibilidade-do-Portal-Municipal-da-Ponta-do-Sol

O Portal Municipal da Ponta do Sol está agora mais capaz pois dispõe de uma interface áudio que permite os utilizadores ouvirem as publicações editadas na página oficial da Câmara Municipal da Ponta do Sol .

O sistema áudio definido no canto superior esquerdo de cada um dos artigos editados no Portal Municipal da Ponta do Sol, complementa a orientação já definida do tamanho de letra disposta no canto superior direito, módulos esses que vão ao encontro das necessidades mais imediatas dos utilizadores com maior dificuldade visual.

Estas considerações estão assentes nos pressupostos internos da implementação da modernização administrativa e informativa da Câmara Municipal da Ponta do Sol, definidos pelo Órgão Executivo para o período 2017-2021.

Este pressuposto vai ao encontro das recomendações definidas no Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro , que define que os websites das entidades públicas devem adotar formas de organização e apresentação da informação digital para os sítios web por forma a facilitar o acesso por parte de pessoas com deficiência, permitindo que a leitura, a escrita e a interação não dependam do uso exclusivo da visão, da audição e de movimentos precisos.

A reforma digital e a modernização administrativa definida pela Câmara Municipal da Ponta do Sol para o quadriénio de 2017-2021 comporta a assunção de regras de acessibilidades e navegabilidade, compondo paulatinamente a matriz digital definida pelo Executivo.

O sistema áudio está disposto na maior parte dos artigos publicados no Portal Municipal e interpreta as narrativas com um grau de precisão considerável, permitindo uma compreensão assertiva das publicações. Não obstante, poderá haver pequenas pausas e/ou imprecisões de interpretação do sistema "reader", designadamente em alguns conteúdos numéricos ou em expressões que considerem carateres especiais.

NOTAS:

• Acessibilidades para o daltonismo: clique AQUI para saber mais;
  • Acessibilidades para o Conformidade com níveis WCAG 1.0 e 2.0 do W3C.: clique AQUI para saber mais.