entrega-do-material-informatico
Mês: Julho
Ano: 2020

A Câmara Municipal da Ponta do Sol informa os pais e encarregados de educação que a devolução do material informático disponibilizado aos alunos (tablets e pacotes de ligação à internet), poderá ser feito na Biblioteca Municipal, na Vila da Ponta do Sol, entre os dias 13 e 17 de julho, nos seguintes períodos:

• Manhã: entre as 10h00 e as 13h00;
  • Tarde: entre as 14h00 e as 16h00.
programa-jovens-em-formacao-e-estagio-de-verao
Mês: Julho
Ano: 2020

Apresentação do Programa Jovens em Formação e Estágio de Verão.

O vice-presidente, Sidónio Pestana, com o pelouro da juventude, apresentou durante a manhã de hoje, 2 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho o programa da Direção Regional de Juventude e Desporto, no âmbito dos programas Jovens em Formação e Estágio de Verão.

Estes programas visam promover a ocupação dos tempos livres dos jovens, desenvolver o sentido de responsabilidade, assim como prepará-los para o mercado de trabalho.

O estágio tem a duração de um mês e as funções desenvolvidas por estes passam pela atividade de sensibilização da população, atividade administrativa e apoio à manutenção de espaços interiores e exteriores do município.

mes-de-marco-com-reducao-no-valor-do-consumo-de-agua-para-todos-os-consumidores-na-ponta-do-sol
Mês: Abril
Ano: 2020

Ponta do Sol garante acesso a equipamentos tecnológicos e internet aos alunos.

A impossibilidade de acesso de muitos alunos à escola através de computador ou tablet e de acesso à Internet está a criar desigualdades que têm preocupado muitas famílias e escolas da Ponta do Sol.

A Câmara Municipal, com a colaboração com CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), vai garantir que todas as famílias disponham dos meios necessários para a conclusão do ano letivo.

Neste sentido, a Autarquia irá adquirir tablets e pacotes de ligação à internet para disponibilizar às famílias identificadas pelas escolas como não dispondo de nenhum tipo de acesso a estas ferramentas essenciais, que traduzir-se-á num investimento de cerca de 20 mil euros.

De salientar que as Escolas elaboraram os seus planos de ensino à distância contando com a promessa do Governo Regional em garantir acesso aos equipamentos tecnológicos e internet para todos os alunos de forma a proporcionar igualdade no contacto professor/aluno para a conclusão do ano letivo.

A responsabilidade passada agora para as Escolas para resolverem a situação coloca-as numa posição delicada pois nem todas dispõem de equipamentos adequados ou suficientes para as carências que identificaram junto das famílias. Acresce ainda o facto de, da parte do Governo Regional não haver resposta clara quanto ao acesso à Internet, criando-se falta de igualdade de oportunidade entre alunos que é imprescindível e inadiável ultrapassar rapidamente.

O acesso à educação dos nossos alunos é uma questão que está no topo das nossas prioridades, razão pela qual, o Município da Ponta do Sol, em articulação com todas as escolas do Concelho, e com base nas informações prestadas por estas, irá garantir em breve uma resolução para este problema de forma a que os últimos meses de aulas se cumpram sem limitações.

NOTA: Os equipamentos serão entregues na Autarquia ao encarregado de educação, mediante a apresentação de um documento da Escola que comprove a necessidade. A data para o início da distribuição dos equipamentos será comunicada oportunamente pela escola e pelos canais oficiais do Município.

ponta-do-sol-distribui-equipamentos-informaticos-aos-alunos-do-concelho
Mês: Maio
Ano: 2020

A Câmara Municipal da Ponta do Sol já procedeu à distribuição dos equipamentos informáticos aos alunos do Concelho que não dispõem de nenhum tipo de acesso a estas ferramentas essenciais para a conclusão do ano letivo.

A autarquia em colaboração com a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) quis garantir que todos os alunos, do 1.º ao 12.º ano, possuem os meios e as condições necessárias para poderem, assim, acompanhar o ensino à distância.

A Câmara Municipal adquiriu 120 equipamentos (tablets, routers e pen drives) para disponibilizar aos alunos identificados pelas respetivas escolas como não tendo quaisquer meios para o acesso a estes dispositivos. Este apoio traduz-se num investimento de cerca de 20 mil euros.

A educação é uma das principais prioridades desta edilidade, sendo que este esforço era necessário e urgente para permitir aos alunos mais carenciados a igualdade de oportunidades, assim como a conclusão do ano letivo.

bau-de-leitura-na-ponta-do-sol
Mês: Março
Ano: 2020

Ação de Sensibilização de Segurança e Prevenção Rodoviária.

A EB1/PE do Lombo dos Canhas acolheu hoje, 6 de março, o projeto do Plano Regional de Educação Rodoviária. Esta iniciativa visa sensibilizar os mais novos para a segurança na estrada e prevenção de acidentes, dando a conhecer os sinais e regras de trânsito.

Esta atividade contou com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol, da Delegação Escolar da Ponta do Sol e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

As escolas participantes foram:

• EB1/PE Creche da Ponta do Sol;
  • EB1/PE Carvalhal e Carreira;
  • EB1/PE Vale e Cova do Pico;
  • EB17PE Lombo dos Canhas.

Nesta atividade, na fase concelhia, participaram 12 alunos em que tinham que realizar duas provas: teórica e prática. No final das provas foram conhecidos os três vencedores que irão participar na fase regional, no Funchal.

• 1º Lugar – Jeni Gomes
  • 2º Lugar – Elias Inácio
  • 3º Lugar – Jaqueline Pita
acao-de-sensibilizacao-de-seguranca-e-prevencao-rodoviariaacao-de-sensibilizacao-de-seguranca-e-prevencao-rodoviariaacao-de-sensibilizacao-de-seguranca-e-prevencao-rodoviaria